Shinto Ryu Budo

Caminho que leva ao samurai se unir com a sua Alma Divina. É também a arte de enfrentar o desconhecido, através da arte de desembainhar a espada. É por meio desse sistema que o guerreiro prepara seu espírito para enfrentar-se de igual a igual com a morte.

O praticante de Iaido na antiguidade vivia como se tratasse de uma batalha e era aquele que dizia “hoje é um bom dia para morrer” atitude que lhe permitia, não somente saber morrer, mas enfrentar o próprio destino com serenidade, vivendo com máxima intensidade, segundo a segundo. A tradição da espada tem passado de geração em geração atribuindo-se a sua maior evolução pelas mãos de Hayashizaki Jinsuke Shigenobu há 400 anos atrás que foi o criador desta maravilhosa arte marcial. O Iaido consta de: Shôjin, que é a etapa de treinar a força da vontade tendo como meta o waza ou aperfeiçoamento da técnica. Shimo, que é a fase dos conhecimentos transmitidos de um Mestre a um discípulo. Mondô, transmissão oral de coração a coração. Zanshin ou total transparência, vida moral de acordo ao Bushido. Fudoshi a imobilidade no movimento, a vivência da doutrina do centro.

Prof. César N. Ortiz R.

Prof. César N. Ortiz R.

O Iaido se desenvolve através de:

Profundo estudo da espada e os valores e princípios que sustentam a moral do samurai trazendo-o para o homem moderno, de forma que possa ser mais completo vivendo os benefícios do Bushido.

Katsujinken. A espada que dá a vida. Manifestação da Vontade a través de disciplina numa forma cerimonial.

Praticas de desenvolvimento da consciência objetiva e subjetiva através do uso da atenção, concentração, imaginação, memória. Shinto visa a transparência. Luta contra as ilusões da mente, nossos inimigos interiores. Batto procura a excelência da técnica, o uso da espada contra os inimigos externos.

Estilo Shinto Ryu Budo

O Currículo do Shintoryu Budo é estudado através do Kenbu-Do, Shibu-Do, Iai-Do, Iai-Battôjutsu e Gin-Ei.

Kenbu-Do - Dança que representa momentos da historia, os guerreiros do Japão e suas sagas. A estética dessa técnica, o sentimento que transmite e o dramatismo decorrente da ação nos Katas leva gradativamente ao praticante entender o Bushido e começar a usar na sua vida. Além do Iaito ou espada especial para treino, se utiliza o Leque.

Shibu-Do - Poemas marciais com cânticos e danças utilizando dois Leques. Com a intenção da exaltação do espírito da espada.

Iai-Do - A espada interna, aqui o conceito de Shinto como espada espiritual é trabalhado e o aluno começa a lidar e vencer seus inimigos internos, aqueles que o afastam de seu centro e harmonia com o entorno e que anulam sua capacidade de discernir e plasmar suas decisões.

Iai-Battôjutsu - Desenvolvimento do discernimento, da imaginação, atenção e memória através do correto uso da espada . O domínio da Katana se expressa principalmente na eficiência do Tameshgiri (corte). O programa compreende Katas , Tameshigiri e Kumitachi (Aplicação dos Katas).

Gin-Ei - Forma de poesia tradicional Japonesa com padrão próprio para os versos e som(Shigin).

ACESSE O SITE DO SHINTO RYU BUDO

Voltar